Planejamento Internacional

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No contexto de mercado globalizado, as empresas são desafiadas pelas exigências advindas da competitividade no ambiente em que estão inseridas. Esses desafios tornam-se mais complexos diante da necessidade estratégica de uma empresa expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais, uma vez que envolve culturas distintas, normas específicas de cada país e gerenciamento de resultados globais e locais
 
A internacionalização de uma empresa envolve, entre outras ações, a criação de parcerias, realização de investimentos, estabelecimentos de acordos e desenvolvimento de estratégias de expansão global. Assim, os diferentes modos de entrada de uma empresa em mercados internacionais são ações que ocorrem gradualmente e possuem um papel significativo no processo de internacionalização, uma vez que impacta as operações internacionais, o desempenho e a sobrevivência da empresa. Por isso, a escolha por um determinado modo de entrada é uma importante decisão estratégica.
 
A internacionalização das empresas, especialmente no caso brasileiro, depende de uma série de fatores: cultura empresarial, conhecimento do ambiente negocial, legislações e uma excelente estratégia. Ao mesmo tempo, as mudanças na estrutura produtiva mundial colocam novos desafios para os empresários e novas possibilidades de atuação.
 
A MORAES LEME CONSULTANCY entende que a internacionalização é o processo de concepção do planejamento estratégico, e sua respectiva implementação, para que uma empresa passe a operar em outros países diferentes daquele no qual está originalmente instalada, envolvendo necessariamente a movimentação internacional de fatores de produção.
 
Existem várias formas de estruturar uma estratégia de internacionalização, sendo que sua adequação depende de um conjunto de fatores que permeiam a cultura empresarial, os recursos materiais e as condições sócio-políticas.
 
Etapas para internacionalização:
 
ETAPA I – Panorama Geral
Análise da Empresa
Governança Corporativa
Hierarquização de Mercados Internacionais
 
ETAPA II – Análise do País
Fatores de Influência e Risco Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos
Análise de Clientes e Concorrentes
Análise jurídica/fiscal/contabil
Check List–Validação inLoco
Análise Viabilidade Econômica/Financeira (BusinessPlan)
Definição de Metas
 
ETAPA III – Internacionalização
Início Internacionalização
Análise da Estratégia e Tática por Mercado
Implantação Comercial no Exterior
Planejamento das Operações
Global Sourcing –Negociações Estratégicas
Check-list inLoco
 
ETAPA IV
Reports
Monitoramento
Update Data
Abertura de filial produtiva no exterior
Abertura de filial de distribuição no exterior
Estabelecimento acordos de cooperação industrial/comercial
Acordos de transferência de tecnologia
Aquisição de empresas já constituídas no país-alvo

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